sábado, 28 de março de 2015

Você sabe o que é piometra?



Quando as gatas e as cadelas entram no cio, elas podem apresentar alterações comportamentais e físicas. Umas das mais frequentes é a liberação de secreção pela vagina. No entanto, o tutor precisa ficar atento, pois esse é o mesmo sintoma de piometra, uma infecção no útero causada por alterações hormonais.

Os sinais que as fêmeas acometidas podem apresentar são trocar o alimento por água, abdômen estendido e secreção pruridosa na vagina. Em estágios mais graves, a cachorra pode ficar com indisposição. Quando a cadela fica velha, ela interrompe o ciclo de renovação do aparelho reprodutor porque não entra mais no cio. Nesta época é mais
frequente o aparecimento de piometra. Por isso é indispensável a ida ao veterinário para fazer o diagnostico correto e começar o tratamento.



O problema costuma acontecer em cadelas entre 10 a 15 anos, mas pode surgir em fêmeas novas também. O tratamento varia dependendo do estado geral e da idade do animal. Geralmente, a infecção é revertida com o uso de antibióticos, mas, em casos mais graves ou que o animal tenha idade avançada, é indicada a histerectomia, que é a retirada do útero.

Uma forma de prevenir é colocar a cadela para cruzar no período certo ou castrar .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .