terça-feira, 21 de julho de 2015

A agressividade do cão pode estar associada a dor e frustração



Cães agressivos são um problema, mas esse comportamento é reversível ou pode, pelo menos, ser amenizado com treinamento. Imprescindível mesmo é que o dono tome medidas para não colocar outras pessoas, animais e o próprio cão em risco.

Vários fatores levam à agressividade: dor; falta de socialização, principalmente nos três primeiros meses de vida; questões ligadas ao instinto de sobrevivência, como disputas por alimento e território; assim como a frustração por falta de atividade física ou confinamento em locais inadequados.



Atenção

Mas quando essa agressividade é algo normal? E quando deve preocupar? Sinais como o rosnado, o mostrar dos dentes, o dorso arrepiado podem indicar agressividade, além da mordida. "É importante que o dono observe os sinais de apaziguamento que o cão emite antes de mostrar o comportamento agressivo, como lamber o lábio ou desviar o olhar, a fim de evitar as situações que incomodem o cão e que possam levá-lo a agir com agressividade. A prevenção ainda é a melhor opção."

Um cão bem socializado e exposto a estímulos variados no início da vida é menos suscetível à agressividade. Mas, se ele já dá algum sinal, é bom procurar um especialista, pois a interferência humana de forma equivocada pode agravar a situação."O treinamento positivo, com uso de recompensa e reforços, é o mais indicado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .