quinta-feira, 23 de julho de 2015

Cachorros não simpatizam com quem não gosta dos seus donos



Um estudo realizado por pesquisadores da universidade japonesa de Kyoto apontou algo que muitos já desconfiavam: o seu “inimigo” também é inimigo do seu cachorro. De acordo com a pesquisa, os cães não demonstram interesse e recusam alimentos oferecidos por pessoas que desprezam seus donos.

Os resultados encontrados revelam que os caninos têm capacidade de cooperar socialmente, característica achada em um pequeno grupo de animais, como os primatas e os seres humanos. O professor de cognição comparativa da Universidade de Kyoto Kazuo Fujita testou três grupos de 18 cães em uma situação onde seus donos precisavam abrir uma caixa. Em todas as equipes, estavam presentes duas pessoas desconhecidas dos animais.

No primeiro grupo, uma das pessoas recusou ajudar o proprietário. No segundo, aconteceu o contrário: ele recebeu ajuda de um dos indivíduos. Em ambos, a terceira pessoa era neutra. No terceiro e último grupo, ninguém interagiu com o dono do cachorro. Depois da abertura da caixa,  os dois desconhecidos ofereceram alimentos ao animal.

Os cachorros que viram seu dono ser desprezado se mostraram propensos a escolher o alimento da pessoa que se manteve neutra, e recusar a oferta da pessoa que negou ajuda ao companheiro. Já os animais cujos proprietários foram ajudados ou não interagiram com ninguém não demonstraram nenhuma preferência pela oferta dos estranhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .