sábado, 8 de agosto de 2015

Como evitar que seu gato arranhe os móveis




Uma reclamação mais que frequente dos donos de gatos são quanto aos arranhões em móveis e alguns objetos. Claro que não é muito agradável ver aquela mesa ou sofá novinhos com diversas marquinhas de unhas. Mas, diferente do que muitos imaginam, é possível ensinar a seu gato que não pode arranhar determinadas coisas.

Porém, primeiramente devemos entender e respeitar as necessidades de nossos animais de estimação para podemos educá-los sem reprimir seus instintos.

Por que eles arranham?                                

• Para afiar as unhas – Arranhando móveis e objetos, os gatos retiram pedaços de unhas que estão velhos e soltos. Assim eles mantêm a camada mais nova e afiada que cresce continuamente.

• Demarcação – Os arranhões também servem como aviso a outros gatos que aquele local já tem dono. Assim como os cães (e alguns gatos) fazem xixi para marcar território, os bichanos usam os arranhões para deixar marcas e seu cheiro no ambiente.

• Alongamento e exercício – Após uma boa soneca, os gatos adoram se esticar e arranhar as coisas para alongar os músculos.



Compre pelo menos um arranhador para o seu bichano. Um poste de arranhar (arranhador) é a resposta para o seu problema; porém, levará tempo para incentivar o seu animal a usá-lo, e quando você comprar o poste, há algumas coisas a considerar. Você mesmo pode fazer um, se tiver tempo e uma habilidade básica para trabalhar com madeira.
Ao escolher ou construir um poste, procure um que seja pelo menos tão alto quanto o seu felino quando ele fica de pé nas suas patas traseiras. Certifique-se de que ele seja firme e que não tombe sob o peso do seu gato.
Áspero e arranhado é melhor Seja qual for o modelo que você escolher, evite qualquer coisa que seja macia. Um poste de arranhar deve ser como casca de árvore (o elemento natural para gatos arranharem), ou seja, áspero e grosseiro. Isto é totalmente para o seu benefício, pois o seu animal vai adorar, enquanto que a versão macia fará com que ele não aprecie a falta de resistência. Postes com corda de sisal em torno deles são os melhores, e quanto mais áspero ele for, menos convidativo fará que o seu sofá seja.
É realmente uma boa ideia ter mais de um poste, especialmente se a sua casa tiver mais de um andar, ou se for uma casa grande. Isto irá diminuir as chances do gato arranhar a mobília em outros cômodos. Concentre-se, principalmente, nos cômodos onde você e o seu animal passam mais tempo, ou onde ele gosta de ficar, como salas de estar, salas de TV, salas de jogos, varandas, etc.
Preste atenção às peças da mobília nas quais o animal gosta de usar as unhas e suas localizações. Se for sempre a cadeira na qual você costuma sentar, coloque um poste perto dela e deixe uma peça da sua roupa no topo por um tempo, ou use a parte superior do poste para colocar alguns itens pessoais, assim, o seu gato o verá como parte de sua marca territorial, da mesma forma como ele vê a sua cadeira favorita. Este é o lugar onde, se você puder pagar, uma árvore para gato mais extravagante, com prateleiras acarpetadas, arranhadores e plataformas onde ele possa deitar, pode se tornar a própria cadeira do seu animal de estimação. Colocar o poste ou a árvore próximo ao seu sofá ou à cadeira favorita pode torná-los ainda mais atraentes; isto é especialmente relevante se ele for extremamente ligado a uma pessoa da família em particular.
Um tronco de árvore completo com casca pode ser o arranhador ideal. No entanto, isso pode ter a desvantagem de trazer os pequenos bichos que viviam no tronco para dentro de sua casa, por isso, se você não tiver certeza de que o troco está livre de bichos, é melhor que você o deixe do lado de fora, em um local perto da porta dos fundos, como uma espécie de convite para que o seu gato o arranhe bastante antes de entrar em casa.





Treine o seu gatinho para fazer uso do poste. Eduque o seu querido animal de estimação a usar somente este objeto para afiar as garras. Coloque o poste em algum lugar firme para que ele não tombe ao ser usado. Uma boa opção é colocá-lo ao lado do móvel que até agora foi o alvo das afiadas garras, ou onde ele provavelmente iria querer arranhar se não tivesse o arranhador por perto. Se você quiser tornar o novo objeto mais atraente, esfregue erva-dos-gatos sobre ele.
Incentive-o a soltar as suas garras no novo arranhador, colocando-o, delicadamente, na sua frente. Ao mesmo tempo, procure acariciá-lo e espere que ele tenha alguma reação ao poste de arranhar. Toda vez que o seu gato usar o arranhador, faça elogios e carinhos.   Incentive o seu animal colocando delicadamente suas patas dianteiras no poste e até mesmo mover as patas sobre ele; no entanto, muitos gatos odeiam ser forçados a fazer qualquer coisa, e isso pode ter um efeito muito negativo. Provavelmente, o melhor será deixar ele descobrir o arranhador primeiro e, se você conhecer bem o seu animal, você saberá se ele se importará de ter suas patas empurradas no poste ou não; na maioria dos casos, não é uma boa ideia. Alternativamente, você pode até mesmo "mostrar" ao seu gato como usar o novo objeto usando suas próprias unhas, ou pendurar um brinquedo que balance contra ele para chamar a atenção do seu felino - ao tocar o brinquedo, ele pode descobrir a alegria de arranhar o poste.
Embrulhe o novo arranhador para um gato de mais idade acostumado com velhos hábitos. Se você ainda não teve a oportunidade de treinar o seu gatinho a usar um arranhador a partir do zero, uma boa sugestão é você embrulhar o novo poste e deixar o seu gato "descobrir" esta nova maneira de afiar as garras por si mesmo. Se ele pensar que por ter achado o objeto ele pode reivindicá-lo como sua propriedade, você não terá problema nenhum em convencê-lo a usá-lo.
Às vezes, a rivalidade entre gatos pode interferir no uso de um poste. Se um animal “banir” um outro do poste, certifique-se de que aquele que perdeu a posição dominante tenha o seu próprio arranhador em outra área. Cada gato pode ter diferentes territórios pessoais e lugares favoritos. Isto é o mesmo que acontece quando alguns felinos se recusam a usar caixas de areia usadas por outros animais e exigem uma apenas para eles.
Se você perceber que o seu gato está demonstrando nervosismo ou antipatia pelo poste, tente inclinar o objeto para o lado, tornando-o menor e menos ameaçador, até o seu gatinho se acostumar.
Outro método de condicionamento que pode funcionar é: ao chegar em casa, espere até que você esteja perto do poste para cumprimentar o seu animal de estimação. Use suas próprias unhas no arranhador e demonstre ao seu gato como você está feliz em vê-lo. Quando ele chegar perto do poste e começar a arranhá-lo, tire as suas mãos do objeto e comece a acariciar e elogiar o seu gatinho enquanto ele afia as suas garras.


Use o seu tom de voz. Um sonoro "NÃO!" sempre que o seu gato chegar perto de uma peça da mobília que ele tenha arranhado pode ajudar a reduzir o seu interesse em fincar as unhas no que quer que seja. Se você prefere não gritar ou demonstrar raiva, chacolhe uma lata cheia de pedrinhas ou moedas para assustá-lo. Em seguida, o coloque ao lado do arranhador como um meio de condicionamento. Não deixe que sua voz transpareça raiva nem faça um discurso irado; lembre-se que ele está simplesmente seguindo instintos naturais, e você é o ser superior com a capacidade de controlar a sua explosão emocional.
Nunca o repreenda quando ele estiver perto do ou usando o poste. Ele precisa associar esse novo objeto com fatos agradáveis e felizes.

Use água. Se você tem um frasco vaporizador de água, você pode tentar esguichar água no seu gato sempre que ele começar a arranhar a mobília. Tente fazer isso antes que ele comece a arranhar, mas se não for possível, esguiche de qualquer maneira quando ele estiver no meio da ação. Isso não vai machucá-lo, porém, vai ajudá-lo a associar arranhar uma peça da mobília com uma desagradável borrifada de água!
Use uma mistura de óleo cítrico para deter o seu felino. Alguns gatos são repelidos pelo cheiro de óleo de laranja. Misture partes iguais, cerca de uma tampa cheia de óleo de eucalipto e óleo de laranja em um frasco de água. Você pode testar isso no seu animal, colocando uma pequena quantidade em um pano úmido perto do seu nariz. Também pode haver outros óleos perfumados que ele não goste, experimente alguns. Agite o frasco antes de cada utilização, já que o óleo e a água irão se separar após um curto período de tempo. Este método além de impedir o seu gato de destruir móveis ou paredes, dará a sua casa um odor agradável e perfumado também.


Cubra os móveis alvos das garras. Algumas peças parecem ficar marcadas como alvos especiais porque o seu animal de estimação acha que elas são perfeitas para as suas garras. Neste caso, existem várias opções que você pode escolher:
Aplique fita adesiva de dupla face sobre a mobília. Os gatos não gostam da sensação pegajosa e não continuarão a fincar as suas garras nessas áreas; a pele sem pelos (couro) das suas patas é extremamente sensível ao toque. Nos móveis maiores, aplique a fita adesiva sobre os braços, ou na parte de trás do móvel onde o gato, muitas vezes, gosta de brincar (e se esconder do esguicho de água). Para uma área maior, como um tapete ou carpete, coloque papel contact com o lado adesivo para cima sobre a superfície que você deseja proteger.
Se o seu animal é do tipo que faz a festa quando você está no trabalho ou fora de casa, uma solução é cobrir os móveis com capas de plástico. Eles não gostam de andar sobre plástico por causa do cheiro e do toque. Você também pode tentar colocar balões escondidos debaixo do lençol que cobre a mobília para que eles estourem ao toque de garras afiadas, fazendo com que o susto fique associado à peça da mobília por um bom tempo.

Mantenha as garras do seu gato aparadas. Uma vez que parte da razão para arranhar é aguçar e até mesmo regular o crescimento das garras, você pode ajudar cuidando regularmente das unhas do seu animal de estimação. Se você não souber como apará-las, pergunte ao seu veterinário para lhe mostrar como fazer isso pela primeira vez, pois será fácil machucar o seu gatinho se você não souber o que você está fazendo. Um gato que não está acostumado a ter as garras aparadas pode se sentir um pouco incomodado inicialmente, porém, não desista e continue até que ele se acostume com isso. Mais uma vez, procure elogiá-lo ao aparar as suas garras para que ele saiba que você está cuidando dele.
Seria útil "cegar" as pontas das garras de um gato que nunca tem acesso a árvores ao ar livre. Você pode fazer isso usando cortadores de unha (nunca use cortadores de unha feitos para cães), no entanto, você deve saber a linha de corte correta para evitar ferir o seu animal. Peça ao seu veterinário para lhe mostrar como se faz isso.






Feche as portas dos quartos mobiliados com móveis, acessórios e objetos caros. Se você tem antiguidades ou móveis de grande valor, por uma razão ou outra, considere deixá-los em uma zona livre de gatos. Certifique-se de que todos na família estejam cientes de que os felinos não são permitidos nestes locais e sempre mantenha as portas para essas áreas fechadas. Se o seu animal entrar nessas áreas, expulse-o abruptamente para que ele associe isso com sendo "fora dos limites" (é claro que ninguém será bobo o suficiente para acreditar que ele vai respeitar isso, mas pelo menos quando uma pessoa estiver lá, ele irá saber que está de sobreaviso). Peça as outras pessoas da família para terem cuidado em vez de esperar que o gato conheça a diferença entre móveis importantes e móveis menos importantes.

Permita que o seu gato passe algum tempo do lado de fora sempre que possível. Se ele já for capaz de entrar e sair da casa, é bem provável que ele tenha encontrado uma ou duas árvores para arranhar. Incentive isto (a menos que esteja prejudicando a árvore) e continue a deixá-lo passar um tempo adequado do lado de fora, já que usar a natureza como um poste de arranhar vai certamente reduzir o seu desejo de usar a sua mobília para o mesmo propósito.



Seja paciente e compreensivo(a). Você ama o seu animal e a preciosa relação que vocês compartilham. Ele sabe quando você se importa e vai retribuir e fazer o seu melhor para agradar aos seus companheiros humanos, desde que ele sinta que está sendo apoiado e elogiado. Ao longo do tempo, com a prática repetida, o seu gato deve se acostumar a usar o poste e deixar os seus móveis em paz.


Dicas
Placas e postes para arranhar vêm em diferentes tamanhos e usos. Alguns são apoiados no chão e outros são suspensos. Alguns são feitos de cânhamo. Tente tipos diferentes. É melhor ter bastantes espalhados do que não ter o suficiente.
Árvores para gatos com arranhadores, tocas pequenas e plataformas de descanso são particularmente atraentes para os gatos. Elas são um pouco caras, mas podem satisfazer os instintos de marcar território, bem como afiar as garras. Elas também fornecem exercícios extras como escalar e pular. Se o gato gosta de ficar perto de você, posicione-a de modo que você tenha fácil acesso a uma das prateleiras de descanso, enquanto você estiver sentado(a) na cadeira ou sofá mais danificados pelos arranhões - e tenha pelo menos um dos postes de arranhar que vem junto com a árvore perto da plataforma de descanso.
Você pode comprar capas de vinil protetoras de unhas em lojas de animais para cobrir as garras do seu gato. Elas não vão prejudicar o seu bichano e pode resolver o seu problema.
O ato de arranhar deixa as garras afiadas. Certifique-se de apará-las pelo menos uma vez por semana, e não menos do que duas vezes por mês.
Tenha paciência com o seu gato. Se você sentir que você não pode mais suportá-lo, peça conselhos ao seu veterinário sobre um adestrador de animal. No entanto, um adestrador não deve ser necessário se você usar paciência e diligência no treinamento de seu animal.
Converse com o seu felino usando um tom de voz calmo. Não grite com ele, apenas argumente. Ele irá captar o suficiente entre as suas palavras e a linguagem corporal para compreender o que você quer e isso pode ajudar a resolver muitos problemas de comunicação. Gesticule e aponte para os objetos quando conversar com o seu animal.
Fita adesiva transparente pode ser aplicada nos móveis e molduras de portas onde o seu gato gosta de afiar suas garras, ele não irá gostar da sensação, e a fita será quase invisível para você.
Outra opção é colocar algo robusto e resistente como uma capa feita de tapete na área que ele gosta de arranhar, removendo-a apenas quando você receber visitas. Isso também pode ser usado para treinamento de aproximação sucessiva - acostumá-lo à capa protetora (ela fica dobrada sobre o braço e as costas do sofá), então, depois de ter sido parcialmente arranhada e estiver impregnada com o cheiro do gato, dobre-a sobre poste ao lado do sofá. Veja se o seu animal continuará arranhando a capa ou se irá arranhar o sofá. Esfregue suas mãos sobre a capa protetora para que ela fique com o seu cheiro, e acaricie o seu animal, ocasionalmente, enquanto ele estiver pendurado no poste.

Um comentário:

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .