sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Você sabe identificar quando seu gato esta com otite




Otite é o nome que usamos para os processos inflamatórios do conduto auditivo. O ouvido normal do gato não apresenta odor, e a quantidade de cera é pouca ou ausente.
As otites mais profundas, denominadas internas, podem afetar o equilíbrio do animal; o sinal mais evidente é andar com a cabeça inclinada para o lado do ouvido afetado.
Causas da otite:
Infecciosa: causada por bactérias e, geralmente, acompanhada de pus. Às vezes, torna-se difícil de ser tratada e necessita de exames complementares, como coleta da secreção para análise e determinação do tipo de microrganismo e antibiótico que deve ser usado (cultura e antibiograma). Esses tipos de otite, quando “mal curadas”, levam o animal a desenvolver um quadro crônico e cada vez mais difícil de ser resolvido.
Parasitária: causada por ácaros (sarna). É muito comum encontrarmos excesso de cera de cor marrom muito escura, e o gato coça muito as orelhas. O ácaro que acomete o conduto auditivo não é o mesmo que causa a sarna de pele. Ele é transmitido entre cães e gatos, mas não para o homem. A reincidência desse tipo de otite é comum se o animal frequenta ambientes contaminados.
Causada por fungos: é similar à otite bacteriana, mas o tipo de agente é outro. Apenas o exame da secreção do ouvido poderá diferenciar o microrganismo causador.
Umidade: a penetração de água no conduto auditivo durante o banho é uma frequente causa de otite. Chumaços de algodão devem ser colocados, para que os ouvidos fiquem protegidos.
O tratamento da otite irá depender muito da causa. Evitar fatores como umidade (proteger a orelha durante os banhos), irá diminuir a incidência da otite.
Prevenção
Limpar os ouvidos semanalmente com um chumaço de algodão embebido em uma pequena quantidade de álcool (não usar cotonetes ou instilar medicamentos, pois pode haver irritação e inflamação com esses procedimentos). A limpeza dos ouvidos é uma maneira de se controlar e detectar as otites.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .