quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Pet Rosa lembra importância da prevenção do câncer de mama em animais




Será lançado  hoje , às 8h, o Outubro Pet Rosa, evento baseado na iniciativa Outubro Rosa, relembrando a importância da prevenção do câncer de mama, só que em animais de estimação. O lançamento do Outubro Pet Rosa será realizado no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural em  Pernambuco (UFRPE).

De acordo com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, muitas pessoas não sabem que a incidência da doença pode ser alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. A prevenção da doença é fundamental, sendo feita por meio da castração precoce, além da observação constante do animal e consultas frequentes ao médico veterinário.

O lançamento do Outubro Pet Rosa será na frente do Hospital Veterinário Escola da UFRPE, havendo a instalação de posters e a distribuição de panfletos e brindes. Na ocasião, os tutores de animais serão orientados a realizarem o exame de apalpação nas mamas e, caso tenham nódulos, as cadelas e gatas serão submetidas a exames de citologia imediatamente.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Márcia Pereira, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A professora afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo idade, o uso de progestágenos, a pseudociese e a obesidade.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama. A importância dos exames também é fundamental.

Caso o animal seja identificado com o câncer, o mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .