sábado, 14 de novembro de 2015

Catnip ( Erva de gato ) .Mitos e verdades

Se você tem  gatos , com certeza já ouviu falar em erva de gato ou catnip.
Conhecida cientificamente como Nepeta Cataria, a erva faz parte da família das hortelãs. Popularmente, a erva gato também é a erva-gateira, erva-gato, catnip, catmint (inglês) e neveda dos gatos.
Originada na Europa e na Ásia, logo foi para o Japão e para a América do Norte, tornando-se comum. Seu cultivo pode ser feito em casa e seu tamanho pode chegar até 50cm. O mais recomendado é o seu cultivo em adubos químicos, para o sabor da planta ser mais intenso. Cerca de 80% dos felinos reagem à planta, incluindo leões, onças e inclusive os gatos. O odor exalado pela planta é percebido pelo órgão da Jacobson, que fica no cérebro do gato, por exemplo, estimulando o seu instinto predador.



Mitos e verdades sobre o Catnip

A ERVA DO GATO VICIA?
 Não. Muitos especialistas usam e recomendam o uso de erva do gato justamente por não ser viciante e não provocar efeitos colaterais. O que dá o efeito estimulante é o cheiro da Neptalactone, substância presente nas folhas da erva-gato. Nenhuma quantidade dessa substância fica armazenada no corpo do gato e, portanto, eles não ficam dependentes dela.

A ERVA DO GATO É EQUIVALENTE A UMA DROGA?
Não. A erva do gato tem efeito calmante e terapêutico. Ela não apresenta nenhum efeito tóxico. É um produto natural e saudável.



O QUE A ERVA DO GATO CAUSA?
 A Neptalactone, substância presente nas folhas da erva, estimula os receptores olfativos. É comum encontrar as folhas da erva desidratadas e moídas, de modo a manter o cheiro da substância. Você pode também encontrar sprays com a fragância da erva, que também funcionam da mesma maneira.

QUANDO O USO DA ERVA DO GATO É RECOMENDADO?
Para disciplinar ou divertir. Por exemplo, é comum que seja aplicada a erva do gato no arranhador ou no poste de arranhar, para que o gato se atraia pelo cheiro e evite destruir móveis e cortinas. Muita gente gosta de aplicar a erva em brinquedos, para que o gato desenvolva uma afeição por determinados objetos. Também é feita a aplicação em camas e almofadas, para que o gato entenda que ali é onde ele pode dormir.




POR QUE A ERVA DO GATO NÃO FAZ EFEITO NO MEU GATO?
 Os gatos tem características individuais e preferências tão diferentes quanto pessoas. A erva do gato tem mais probabilidade de fazer efeito em gatos machos, adultos, não-castrados. Mas não é uma regra absoluta e muitas fêmeas, filhotes e gatos(as) castrados(as) apresentam uma afeição pela plantinha. O único modo de saber é testar comprando um brinquedo com catnip ou utilizar a própria planta ou um spray. Um efeito parecido pode ser obtido com o cheiro de hortelã, manjericão e azeitona. Mas atenção: a ingestão desses produtos não é aconselhada para gatos, pois pode causar diarreia e outros problemas gástricos.



Substâncias perigosas

Agora que sabemos que a erva do gato não é uma droga, precisamos falar um pouco sobre as substâncias que realmente fazem mal. Tabaco, por exemplo. Animais  que são fumantes passivos podem apresentar características de dependência química. Os animais têm as mesmas descargas nos neuroreceptores que os humanos. O bicho associa um cheiro a uma sensação e podem ser tornar viciados.

Os sintomas desenvolvidos nos animais são os mesmos. Eles podem se sentir agitados ou apresentar qualquer outro efeito característico da droga consumida. Para largar o vício, os bichos sofrem mais que os humanos. "Eles não têm consciência do perigo, do malefício, então sofrem mais nos períodos de abstinência”, explica um  especialista.

Proprietários devem evitar fumar perto dos animais de estimação. Todo cuidado também com a acessibilidade das substâncias. A ingestão pode causar sérios problemas digestivos ou, até mesmo, levar à morte. Os malefícios também são iguais: os animais  podem desenvolver problemas respiratórios, pulmonares e cardíacos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .