quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Porque os gatos preferem água corrente ?

Felinos são famosos por preferirem água corrente à água parada na tigela. Esse costume pode causar problemas na rotina dos donos, já que é comum ver os gatos  à procura de água em cima da pia do banheiro, por exemplo.

Gato bebendo água na torneira


Seguindo seus instintos
Explicações sobre esses hábitos indicam que os gatos estão apenas seguindo seus instintos de sobrevivência. Na natureza a água que está parada, não é vista como saudável, por isso felinos sempre preferem beber de uma fonte onde a água seja limpa e corrente. Originalmente tinham uma dieta 100% carnívora, e a maioria da água que eles consumiam estavam na carne da presa que eles caçavam. Por isso muitos gatos continuam com o hábito de não procurar a água em seu pote.
Esses costumes podem parecer engraçadinhos para nós, mas consumir água de outras fontes que não a do próprio potinho e em quantidades reduzidas, pode trazer alguns problemas como tomar água contaminada com parasitas, ingerir algum produto químico que restou (sabonete, detergente, etc…), ou causar infecções urinárias, cálculos renais e outros problemas nos rins, uretra e bexiga, principalmente para os que se alimentam exclusivamente de ração seca e sem umidade.


Ensinando seu gato a beber mais água!
Eliminar as fontes de água impropria pela casa não faz com que ele passe a tomar somente do potinho. Precisamos incentivar e melhorar as condições da água de acordo com a exigência de cada gatinho!
Deixe a água longe da ração (e da caixa de areia): Esse erro é comum e um dos principal motivo para os gatos beberem pouca água. Na natureza, se tem um animal morto (comida) perto da água, as chances de ela estar contaminada são altas. Então seu gato pode assumir que a água do lado da ração está contaminada, e não bebe o suficiente.
Água limpa e fresca: Troque a água ao menos uma vez por dia, mantendo o potinho sempre limpo. (eles preferem os de vidro, inox ou louça esmaltada)
Mude a temperatura: Se você acha que seu gato não gosta da temperatura da água, tente colocar algumas pedrinhas de gelo no pote. E não deixe a água no sol.
Experimente um bebedouro-fonte: Se você não está o tempo todo em casa para abrir a torneira pro seu gato beber água corrente e fresquinha a qualquer hora, uma saída pode ser os bebedouros-fonte que fazem a água circular constantemente. Uma fonte deste tipo precisará de energia elétrica, então na hora da instalação, lembre-se de pensar na distância entre o bebedouro e a tomada mais próxima.
Bebedouro de água  para gato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .