segunda-feira, 23 de maio de 2016

Diarreia em gatos , causas e tratamento

Relativamente comum no mundo dos animais, a diarreia em gatos é um sintoma que pode se manifestar nos bichanos em função de muitos problemas diferentes; e, por isso, se torna uma complicação que merece ser bem investigada, já que pode indicar a existência de alguma doença mais séria.

Embora nem todos os casos de diarreia em gatos signifiquem, de fato, que há algum problema grave com o gato, a observação dos sintomas e da evolução do quadro é importante.

Causas de diarreias em gatos

Algumas doenças apresentam a diarreia no gato como sinal
Nos gatos, por exemplo, a diarreia é algo muito comum e existem diversas causas. Em gatos ainda filhotes, parasitas intestinais podem ser os grande vilões.
Os sinais apresentados nos animais com diarreia por causas parasitárias, como verminoses, coccidiose, ancilostomíase, criptosporidiose e giardíase, são:
perda de peso,diarreia,crescimento deficiente,sangue nas fezes,fraqueza, desidratação,alteração de cor das fezes.
A causa pode estar nas mudanças alimentares, alimentos em excesso, viroses e também por parasitas que podem causar diarreias tão fortes quanto se fosse por virose e com um aspecto pastoso e amarelado.
Gatos adultos podem ter esse sinal devido às mesmas causas que os gatos ainda filhotes, mas os adultos também podem apresentar patologias como doença renal ou hepática, pancreatites, deficiência no funcionamento da glândula adrenal, tumores intestinais entre outros. Nesses casos, porém, a diarreia está associada a outras manifestações, sendo considerada apenas um sinal.

As doenças ou condições que têm como causa a diarreia podem ser:

bolas de pelo ou objeto estranho que causa um bloqueio;
toxinas;
mudança na alimentação;
sensibilidade ou intolerância alimentar;
doença inflamatória  intestinal;
obstrução intestinal;
doença hepática;
doença renal;
hipertireoidismo;
diabetes mellitus;
pancreatite;
doenças intestinais;
infecções fúngicas.
 Em alguns casos, o envenenamento de gatos pode causar a diarreia que, geralmente, aparece acompanhada por vômitos. Além do contato com produtos tóxicos, esse quadro pode ser causado após a administração de um medicamento inadequado para seu gato. Por isso, é tão importante seguir as recomendações do veterinário.

Tratamento para diarreia felina
Quando perceber que seu animalzinho está com diarreia, procure fazer com que ele beba bastante água ou soro caseiro  .

 Receita  do Soro Caseiro
1. Misture em um copo de água limpa (200ml), filtrada ou fervida (mas já fria) com uma colher (do tipo de cafezinho) de sal e duas colheres (do tipo de sopa) de açúcar.

Isolamento:
Seria importante isolar o gato com diarreia para não contaminar os outros gatos/cachorros, por um período de 7 dias. Prepare uma caminha quentinha em um lugar limpo para ele descansar. Não esqueça de deixar uma caixa de areia exclusiva para ele, e de limpá-la sempre que seu gato a usar, ou no mínimo duas vezes por dia. Se nesse período ele estiver comendo normalmente e brincando, pode soltá-lo com os demais gatos/cachorros.

Alimentação:
Não retire a comida do gato adoecido, mas dê somente ração, se possível de qualidade. Nada de comida de humano, muito menos leite. Nem um animal deve ser tratado com comida, somente com ração seca e muita água.
 No caso de um quadro permanente, leve o gato a um veterinário e siga todas as recomendações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .