quarta-feira, 25 de maio de 2016

Meu animal de estimação fraturou a pata e agora o que faço ?

Cães e gatos são muito ativos, gostam de experimentar novas sensações e conhecer novos lugares. Assim, às vezes, vão a locais não muito seguros, caem e se machucam, ou, até mesmo, são atropelados em uma fuga, quando ocorrem fraturas ósseas.
Gato com a pata fraturada 

Quais são os tipos de fratura?
A fratura pode ser classificada de duas maneiras: interna ou exposta. A interna é quando não há o rompimento da pele, ou seja, não é possível ver o osso. Já na exposta a pele se rompe e o osso é visualizado.

 O que fazer em  casos de fraturas

Cuidadosamente, coloque o seu animal de estimação em uma superfície plana de apoio. Ao transportar seu animal de estimação ferido a um veterinário , use uma maca (você pode usar uma placa ou outra superfície firme como uma maca, ou use um tapete ou cobertor como uma rede). Se possível, proteja o animal de estimação na maca (certifique-se de não colocar pressão sobre a área lesada ou o peito do animal) para o transporte. Isso pode ser tão simples como enrolar um cobertor em torno deles.

Você pode tentar firmar a fratura com uma tala caseira, mas lembre-se que uma tala mal colocada pode causar mais mal do que bem. Em caso de dúvida , é sempre melhor deixar a bandagem e talas para um veterinário.

Cachorro  com a pata fraturada  

Fique atento na recuperação do seu animal de estimação

Há casos nos quais a cirurgia não é necessária e apenas a imobilização é feita. Nesses casos, o médico marcará um retorno e nesse período, ás vezes, o animal precisará tomar anti-inflamatório por alguns dias.
O período de imobilização varia de acordo com o local da fratura, o tipo, a idade do animal, as condições nutricionais entre outros. Para que tudo dê certo é muito importante que toda a orientação passada na clínica seja seguida a risca. Qualquer alteração ou novo sinal clínico que o animal apresente, o proprietário deve levá-lo novamente ao médico veterinário para que seja examinado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .