terça-feira, 17 de maio de 2016

Pequinês o favorito na antiga corte chinesa

Provavelmente oriundo do Tibete, o pequinês foi durante séculos o animal favorito dos imperadores chineses, que impediam sua exportação. Só no fim do século passado, na guerra dos boxers, os europeus descobriram-no após o saque do palácio imperial. Hoje existem duas variedades  de pequineses, uma com pouco menos de 4 kg e outra com até 8 kg. A cabeça é grande em relação ao corpo. O crânio, chato entre as orelhas, alarga-se entre os olhos. O nariz parece arrebitado até os olhos. Apresenta o focinho enrugado e muito curto, e as orelhas, em forma de coração, são caídas e franjadas. Os olhos redondos e escuros são saltados.


  Tem o corpo pesado e os membros curtos, arqueados, com as extremidades peludas. A cauda recurvada sobre o lombo é guarnecida de franjas. Seu pelo longo pode ser vermelho, alourado, cor de areia ou negro.
  Às qualidades estéticas do pequinês alia certo grau de inteligência. É atento, brincalhão e afetuoso. Dentro de casa intromete-se em tudo. É preciso, porém, ter cuidado com seus olhos, que são frágeis; muitos deles ficam cegos.
Temperamento do Pequinês
 O pequinês possui uma personalidade corajosa que não vai começar uma briga, mas não vai recuar diante de qualquer um. Ele tende a ser indiferente com estranhos. Além de ser extremamente devotado a sua família, mas é independente e não é excessivamente afetivo. Sua teimosia é lendária. Apesar de brincalhão com os membros da família.



Como cuidar de um Pequinês

O pequinês adora um passeio ao ar livre, mas ela é igualmente feliz ao brincar dentro da casa. Ela pode facilmente morrer por não suportar o calor. Ele deve ser mantido em um ambiente com ar condicionado em dias quentes. É um cão ideal para apartamentos. Os pelos precisam ser penteados no mínimo semanalmente e se possível com mais frequência. O focinho deve ser limpo diariamente para evitar a infecção. A pelagem ao redor da bunda deve ser inspecionada diariamente quanto para remover sujeira e os cachorros da raça pequinês tendem a roncar, pois são cães braquicefálicos.

 Saúde do Pequinês

Principais preocupações: nenhuma
Preocupações menores: palato mole alongado, narinas estenotipas, ceratoconjuntivite seca, luxação da patela, disticiasis, triquíase, dermatite de dobra da pele
Ocasionalmente visto: litíase urinária
Testes sugeridos: joelho, (olho)
Esperança de vida: 13-15 anos
Nota: a raça é sensível a anestesia e não tolera bem o calor. Ela também é propensa a abrasão corneana. Filhotes muitas vezes devem ser retirados por cesariana.

Filo: Chordata
Classe:  Mammalia
Ordem:  Carnívora
Família: Canidae

 Características:
Peso: uma variedade -
macho; 2 a 4 kg
fêmea; 3,5 a 4 kg
outra variedade -
macho; 4 a 8 kg
fêmea; 5,5 a 8 kg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou aqui para agradecer a você...
Sua gentileza por tirar um tempo para deixar um comentário
Muito obrigada sua opinião é importante .